quinta-feira, outubro 05, 2006

O PONTO DE EQUILÍBRIO


RAZÃO E EMOÇÃO

CORPO E MENTE

INTELECTO E CORAÇÃO

EQUILIBRE-SE E SEJA FELIZ!

Os milhões e milhares de átomos e moléculas existentes na natureza incessantemente se agitam intercedendo no todo, todo este do qual fazemos parte e dentro do qual tudo é interligado.

O nosso organismo trabalha o tempo todo utilizando um preciso mecanismo de compensação: através do sono e da vigília, alimentação e excreção, esforço e relaxamento.

Nas cidades cosmopolitas a quantidade de informação e a dependência voraz de tecnologia esgota o sistema físico e mental. Os aparentes "confortos" da vida moderna na verdade muitas vezes nos escravizam e ao longo do tempo, vão nos minando a energia ao nos enredarem numa imensa e invisível teia de antenas, satélites, bytes, fios e outras variadas e complexas fontes de energia criadas pelo homem, sobrecarregando as cidades com uma pesada atmosfera de radiação elétrica, magnetizando o campo em que vivemos.

A poluição visual e sonora também estressa o sistema lentamente. O espírito de competição e divisão nos enrijece o coração nos tornando cada vez mais tensos, a violência urbana nos força ao estado de "sempre alertas", jamais nos permitindo a condição de desfrutar de nossa existência num estado mais contemplativo.

Até mesmo quando estão de férias, os seres urbanos não conseguem se livrar de laptops, celulares, livros, Dvds, I Pods e diversas outras fontes de estímulo mental.

A preocupação estética moderna é exagerada e além da conta, e em muitos casos, raíz da falta de saúde e da infelicidade: hábitos alimentares não são mais espontâneos e sábios, o comportamento é ditado por modismos e as pesquisas sobre nutrição são muitas vezes elaboradas num departamento de marketing de um laboratório farmacêutico ou de uma multi-nacional da indústria alimentícia: há sempre as vitaminas da moda, os alimentos da moda, e tem gente que assim segue fiel mesmo sem gostar, de tais e tais coisas, por que tais coisas estão na moda.

Cumprir papéis indesejados pode acabar levando alguém ao colapso rapidamente, principalmente se o indivíduo se esquecer no meio de sua agenda compromissada, de agradar ao principal interessado, que deveria ser em primeiro lugar, A SI MESMO.

A prática do Hatha Yoga e da Meditação têm a missão de alertar e fazer soar o sinal de PARE! - quando o indivíduo necessita urgentemente de buscar o retorno ao seu ponto de EQUILÍBRIO.

Profa. Laura Ferrari - é idealizadora do Projeto Brasil Bilingüe - Por um Brasil mais Educado (http://www.lauraspf.blogspot.com/)